Nazaré
HomeNazaré
Região
Coimbra é capital de distrito, a maior cidade da região Centro de Portugal com cerca de 150.000 habitantes.
A cidade está próxima das montanhas e do mar. São 40 minutos de distância da Serra da Lousã – que pertence à rede europeia de sítios protegidos, famosa pelas suas aldeias de xisto – e 2h30 da Serra da Estrela – a mais alta de Portugal Continental, bem conhecida pelos desportos na neve e a gastronomia local. Quanto à proximidade do mar, são 50 minutos para chegar às belas praias e portos da Figueira da Foz e de Aveiro.
Peniche é uma cidade portuguesa no distrito de Leiria, situada na província da Estremadura e integrando a Comunidade Intermunicipal do Oeste na região do Centro, com 14.822 habitantes (2011). É sede de um pequeno município com 77,55 km² de área e 27 753 habitantes (2011) subdividido em 4 freguesias.
O município é limitado a leste pelo de Óbidos, a sul perto da Lourinhã e a oeste e norte pelo Oceano Atlântico.
A Batalha é uma vila portuguesa do distrito de Leiria, na província da Beira Litoral, integrando a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, nο Centro de Portugal, com cerca de 8 000 habitantes. É sede de um município com 103,42 km² de área e 15 805 habitantes, subdividido em 4 freguesias.
A Batalha é uma vila portuguesa do distrito de Leiria, na província da Beira Litoral, integrando a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, nο Centro de Portugal, com cerca de 8 000 habitantes. É sede de um município com 103,42 km² de área e 15 805 habitantes, subdividido em 4 freguesias.
O imponente Mosteiro de Alcobaça é um dos mais belos mosteiros cistercienses da Europa, com mais de 900 anos de história e Património da UNESCO desde 1989. A riqueza natural do concelho de Alcobaça estende-se da Serra dos Candeeiros ao Oceano Atlântico. Alcobaça detém uma longa costa reconhecida pela sua beleza natural e diversificada, com praias para todos os gostos, durante todo o ano. O esplendor artístico barroco num dos mais belos Mosteiros femininos Cistercienses de toda a Europa.
Entre o Castelo e o rio Lis nasceu e cresceu Leiria. Enamorada por dois rios, o Lis e o Lena, banhando-se nas areias douradas do Atlântico, povoada de belas matas, a cidade de Leiria propicia a quem a visita locais inesquecíveis e de raro encanto. Capital de distrito e localizada no centro litoral do país, a atração pelo concelho de Leiria está à vista: rios, praia, pinhal, lagoas, salinas, abrigos rupestres, arquitetura religiosa e civil, a monumentalidade das construções medievais, museus, termas, tradições populares nas suas manifestações mais puras, artesanato e muita, muita e rica gastronomia.
O Aeroporto Humberto Delgado, também chamado Aeroporto de Lisboa ou Aeroporto da Portela, situa-se maioritariamente na freguesia dos Olivais, em Lisboa, Portugal. É o maior aeroporto português em número de passageiros, sendo também o que regista maior volume de tráfego. Foi aberto ao tráfego em 15 de outubro de 1942.
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro também chamado Aeroporto do Porto (antigamente Aeroporto das Pedras Rubras) localiza-se no Grande Porto, na zona de confluência entre os concelhos da Maia, Matosinhos e Vila do Conde, em Portugal. É na actualidade o aeroporto português com maior área de influência.
Em 2007 o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi galardoado como o melhor da Europa na categoria de aeroportos até 5 milhões de passageiros.
O Aeroporto Internacional de Faro é um aeroporto português pertencente à ANA Aeroportos de Portugal S.A. que serve a cidade de Faro e a região turística do Algarve, sul de Portugal. Localizado a 4 km da cidade de Faro na freguesia de Montenegro, no Algarve, abriu a 11 de Julho de 1965.
Nazaré
Praia do Norte
A Praia do Norte é uma praia do concelho da Nazaré, na região Oeste, em Portugal, a qual ficou internacionalmente conhecida devido à formação das suas ondas gigantes.
Forte de São Miguel Arcanjo
O Forte de São Miguel Arcanjo, também referido como Forte do Morro da Nazaré ou simplesmente Forte da Nazaré, localiza-se na vila, freguesia e concelho da Nazaré, em Portugal.
Ergue-se em posição dominante sobre a praia da Nazaré, afamado e tradicional ponto de pesca, santuário e balneário, no litoral português.
Aberto ao público desde 2014, conta com uma das mais enigmáticas vistas sobre a Vila da Nazaré e é um dos locais favoritos para os entusiastas das ondas gigantes.
Santuário de Nossa Senhora da Nazaré
O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, também referido como Igreja de Nossa Senhora da Nazaré, fica situado no Sítio da Nazaré, um bairro da Vila da Nazaré (Portugal). No seu interior, guarda-se a Sagrada imagem de Nossa Senhora da Nazaré, uma Virgem Negra, esculpida em madeira, trazida de Mérida para este Sítio, no ano de 711. A história desta imagem é contada na Lenda da Nazaré.
Miradouro da Pederneira
Contempla a vila da Nazaré, o seu litoral e o Pinhal de Leiria, a partir do Miradouro da Pederneira, em Portugal.
Ermida da Memória
A ermida foi erguida em 1182 sobre uma gruta onde, durante o período do domínio muçulmano, esteve a imagem de uma Virgem Negra - Nossa Senhora da Nazaré, sentada a amamentar o Menino Jesus. A sua construção está ligada à figura de D. Fuas Roupinho e ao episódio da Lenda da Nazaré. Apresentava então a estrutura na forma de um simples alpendre, com os lados abertos em forma de arcos. No século XIV os primitivos arcos foram entaipados, e a ermida decorada com esculturas de pedra no exterior, entretanto desaparecidas.
Ascensor da Nazaré
O Elevador da Nazaré é um funicular localizado na Nazaré, em Portugal. É explorado pela Câmara Municipal da Nazaré e liga o centro da vila, a Praia da Nazaré, ao Sítio da Nazaré. É um dos transportes deste tipo com maior tráfego em Portugal, atingindo um milhão de passageiros por ano. Efetua cada viagem em 15 minutos.
Museu Vivo do Carapau Seco
O projeto do Museu do Peixe Seco tem por finalidade a preservação da tradição ancestral da secagem do peixe, e a este juntam-se as requalificações do estendal, também designado por ”estindarte”, local onde as peixeiras deixam o peixe a secar, e do Centro Cultural da Nazaré (antiga lota).
Ladeira
Antigo caminho de areia, que servia de ligação entre a praia e o Sítio, foi calcetado de forma a melhorar o acesso ao Santuário e também ao Hospital. Até à construção do Ascensor este era o caminho mais rápido entre as duas partes da vila.
Ainda hoje, subir ou descer a Ladeira do Sítio permite admirar a beleza da Nazaré, da sua praia e casario, das suas ruas que correm para o mar, até ao horizonte.
Monte de São Bartolomeu
O seu interesse histórico-religioso e natural é inegável. A sua ligação à Lenda de Nª Sra. da Nazaré é reconhecida na dupla nomenclatura (S. Brás e S. Bartolomeu), derivada das relíquias destes santos trazidas por D. Rodrigo e Frei Romano.
No cume, a 156 metros de altitude, acessível por escadas, a grandiosidade do panorama surpreende e encanta. Aqui se encontra a guarita do vigia florestal e uma pequena Capela, constituída por uma pequena nave central, um altar-mor e uma pequena sacristia.
Museu Dr. Joaquim Manso
O Museu Dr. Joaquim Manso, localizado no Sítio, visa representar a identidade histórico-cultural da região da Nazaré, com incidência na cultura do mar. Os testemunhos milenares e históricos da presença humana nesta costa, a história da vila e o culto de Nossa Senhora da Nazaré, as embarcações e as artes de pesca, o trabalho e a festa e os seus trajes tradicionais, são temas que compõem o percurso expositivo incidente na identidade da região e na sua íntima relação com o mar. Pintura e fotografia de Álvaro Laborinho documentam momentos da vida quotidiana desta vila piscatória.